top of page

Perguntas respondidas

1- O que é Tecnologias Assistivas?

 

Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. (Comitê de Ajudas (Técnicas, Corde/SEDH/PR, 2007).

 

 

2 - Quais são os tipos de T.A.?

 

Escova de dentes com adaptação para preensão, Tesoura com mola para abertura automática e adaptação para fixar na mão, Adaptação para facilitar a preensão do telefone, Adaptação para colher e prato, Garfo com adaptação para fixar na mão,  Aluno escrevendo utilizando estabilizador de punho e adaptação para lápis. Lupa eletrônica, Tela computadorizada portátil, para comunicação alternativa, Estabilizador de punho e abdutor de polegar, leitor de tela etc.

 

 

3 - Quais são as classificasões de T.A.?

 

Classificação HEART: propõe um foco em Tecnologia Assistiva, com base nos conhecimentos envolvidos na sua utilização. Esse modelo entende que devem ser consideradas três grandes áreas de formação em Tecnologia Assistiva: componentes técnicos, componentes humanos e componentes socioeconômicos.

 

Classificação Nacional de Tecnologia Assistiva, do Instituto Nacional de Pesquisas em Deficiências e Reabilitação, dos Programas da Secretaria de Educação Especial - Departamento de Educação dos Estados Unidos, 2000: A Classificação Nacional de Tecnologia Assistiva do Departamento de Educação dos Estados Unidos foi desenvolvida a partir da conceituação de Tecnologia Assistiva que consta na legislação norte-americana e integra recursos e serviços. Além de catalogar 10 itens de componentes de recursos, por áreas de aplicação, esta classificação apresenta um grupo de serviços de Tecnologia Assistiva que promove o apoio à avaliação do usuário, o desenvolvimento e customização de recursos, a integração da TA com ação e objetivos educacionais e de reabilitação e os apoios legais de concessão.

 

ISO 9999: A classificação da ISO 9999 é largamente usada em vários países, em bases de dados e catálogos, sendo focada especificamente em recursos, que são organizados em classes que se desdobram em itens de produtos.

 

 

4 - Qual é o publico alvo?

 

O público alvo é todos aqueles que tem algum tipo de limitação, seja física, mental ou intelectual, além disso vem sendo focada também nas questões pedagógicas para ajudar os profissionais a entenderem e lidarem com o público alvo.


 

 

5 - Qual é o papel social da tecnologia assistiva?

 

As tecnologias assistivas se fazem presente na atualidade. Sendo de suma importância, ela oferece ao deficiente uma inclusão desse na sociedade, ou seja, não coloca o deficiente em um espaço diferenciado, mas sim no ambiente comum a todos oferecendo suporte para que esse desenvolva-se assim como todos.

 

Além de promover a autonomia dos indivíduos, as TAs proporcionam a inclusão daqueles que antes eram excluídos gerando um sentimento de pertencimento na sociedade. Sentimento esse que se é importantíssimo para o desenvolvimento de habilidades.

 

É perceptível que o governo possui papel imprescindível nesse processo. Ele atua tanto na formação de leis que incentivam as TAs, quanto no suporte que é oferecido as instituições públicas, como a escola.

 

“São considerados como direitos constitucionais: a habilitação, a reabilitação e a integração à vida comunitária (art. 203, IV); a proibição de qualquer discriminação no tocante a salário e critérios de admissão (art. 7, XXXI); o acesso ao serviço público por meio de reserva de percentual dos cargos e empregos públicos (art. 37, § 7º); um salário mínimo mensal para aqueles que não possuam meios de prover a própria subsistência (art. 203, § 5º); o atendimento educacional especializado e na rede regular de ensino (art. 208, III); a eliminação de obstáculos arquitetônicos e o acesso ao transporte coletivo (art. 227, II e § 2º, e art. 244).”.

 

Infelizmente, a sociedade vive ainda cercada de preconceito. A pessoa deficiente muitas vezes é intitulada de imperfeita, inútil e até mesmo doente. Isso ocorre por um processo cultural em que nós não podemos permitir que esse ciclo perdure. O ser humano tem o infeliz hábito de repudiar aquilo que é diferente. Precisamos aprender a trabalhar com as diferenças e perceber que o outro também é capaz.

 

 

6 - Ajudas para a comunicação, informação e sinalização.

 

Ajudas para comunicação, informação e sinalização deve ser desde avisos sonoros, visuais e interpretativos até equipamentos sofisticados usando T.A para uso. É de estrema importância a ajuda pois melhora a vida das pessoas que necessitam e incluem socialmente ao dia a dia das pessoas.

 

 

7 - Tecnologia assistiva em ambiente computacional.

 

O ambiente computacional segue de uma forma bastante colaborativa na tecnologia assistiva pois hoje em dia a grande maioria da sociedade tem acesso a algum tipo de tecnologia, assim aplicando em algum ambiente computacional ajuda o indivíduo a se sentir inclusão no ambiente e sendo ajudado pela tecnologia.

 

 

9 - Tecnologia assistiva e educação inclusiva.

 

A T.A deve ser inserida na educação de forma inclusiva, desde os primeiros momentos que a pessoa tem contato com a educação, uma criança por exemplo pode ser estimulada através de brincadeiras acessando um computador ou tablete, mas sempre lembrando que o contato com as demais crianças é importante, isso se estendendo para adolescentes a adultos com algum tipo de limitação pois a tecnologia assistiva no ambiente computacional tende a estimular a vontade do aluno com a tecnologia.

 

 

bottom of page